09 dezembro 2010

Folha de São Paulo divulga arquivos do WikiLeaks - Rio de Janeiro: tráfico de drogas e Olimpíada de 2016

WikiLeaks hoje, é o blog mais polêmico do mundo. Com documentos vazados do governo, os criadores do blog mantém uma guerra contra todos o governos, bancada por diversas empresas.
Esse mês, o blog explodiu na mídia; o criador do blog foi acusado de crimes sexuais, e agora, o mundo todo está tendo acesso aos mais variados tipos de informações.
O jornal Folha de São Paulo, postou em seu site, Folha.com, alguns dos arquivos mais importantes sobre o Brasil.
O governo brasileiro teme que, a Olimpíada de 2016 receba ameaças terroristas, e, para tentar diminuir o risco e aumentar a segurança, a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça) foi encarregada da segurança nas Olimpíadas e vai coordenar os esforços totais para garantir total segurança nos campos.
Para isso, seriam implantados alguns programas de ''pacificação'' nas favelas do Rio e uma grande guerra contra o tráfico seria iniciada. (Não se surpreenda se você está ligando isso aos fatos que ocorreram e estão ocorrendo nas favelas do Rio).
Fazendo um breve alusão ao filme ''Tropa de Elite 2''; "O sistema é poderoso, mas é falho", e o que estamos assistindo nos telejornais e lendo nos jornais, é exatamente o que havia sido previsto e combinado entre as organizações governamentais e de segurança pública.


Telegramas confidenciais de diplomatas dos EUA afirmam que o governo brasileiro teme ataques terroristas na Olimpíada de 2016, no Rio.

"[...]Politicamente, o GOB (governo brasileiro) quer capitalizar sobre as Olimpíadas no país para consolidar a imagem do Brasil como líder da América do Sul e potência global emergente. Internamente, a decisão do COI está sendo retratada como validação da administração do presidente Lula. O GOB entende que enfrenta desafios críticos na preparação para os Jogos de 2016 e, como resultado, demonstrou abertura maior para a cooperação com o USG (governo dos EUA) em áreas como a partilha de informações --tendo chegado a admitir que pode haver a possibilidade de ameaças terroristas[...]

[...]Em meio à comemoração da escolha feita em 1º de outubro do Rio de Janeiro para abrigar as Olimpíadas de 2016, um forte sentimento de alívio se verifica entre líderes brasileiros. O presidente Lula descreveu a sensação como "o fim do complexo de vira-lata", a ideia de que o Brasil, de alguma maneira, não mereça o status de país importante. [...]

[...] O grande ponto de interrogação relativo à seleção do Rio tem sido a situação de segurança, dúvida esta que ganhou destaque em 17 de outubro, quando um tiroteio entre quadrilhas de drogas resultou na derrubada de um helicóptero da polícia (Ref c). [...]

[...]Alvarez chegou a admitir que terroristas podem alvejar o Brasil em função das Olimpíadas, uma afirmação extremamente incomum vinda de um governo que acredita oficialmente que o terrorismo não existe no Brasil. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça) foi encarregada da segurança nas Olimpíadas e vai coordenar os esforços totais do GOB para garantir a segurança em campo. Enquanto isso, as autoridades cariocas expressaram confiança no impacto que o Plano de Pacificação das Favelas (Ref d) terá sobre a segurança geral da cidade.
O Plano --que envolve a expulsão de traficantes de drogas, a implantação de uma presença policial sustentada e a prestação de serviços básicos aos moradores das favelas-- prevê a "pacificação" de mais de cem comunidades de favelas até 2016 (Ref e).
Antes mesmo da seleção do Rio, o governo Lula já estava trabalhando arduamente para converter a decisão em vantagem política. [...]

Acesse: http://www1.folha.uol.com.br/poder/839981-eua-afirmam-que-rio-teme-ser-alvo-de-terrorismo-em-2016-leia-em-portugues.shtml


Edição: Leticia Ambrosio
Busca pelas imagens: Camila Marques Caldeira
Correção de texto: Giovanna Soler Donofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário