20 outubro 2010

Contrastes na América do Norte

  Na manhã de hoje assisti à um documentário ("Tiros em Columbine"), e, a partir disso, comecei fazer algumas comparações com as cenas que vi e as que vejo diariamente nesse nosso Brasil.
  Antes de qualquer coisa, devo expôr-lhes algumas das comparações que foram feitas no documentário; Canadá e Estados Unidos.
  Para se adquirir uma arma em ambos os países, basta uma licença, e para comprar munição, basta pedi-la em qualquer WalMart. O ponto em que quero chegar não é a liberdade de compra e venda de armamento, mas sim o modo como este é usado.
  Nos últimos 3 anos, no Canadá, não houve registros de assassinatos. Já nos EUA, assassinatos são quase que mensais.
  Responda a seguinte pergunta: se em ambos os países existe a liberdade de compra de armas, por que o número de mortos por armas de fogo, é tão diferente?
  "Porque os jovens estadunidenses assistem à mais filmes sangrentos!?", diz uma das entrevistas. E ela está errada: os filmes assistidos nos Estados Unidos são igualmente assistidos no Canadá.
  "Porque no Canadá não há tantas favelas!?", diz outro entrevistado. E ele está errado também: no Canadá há tanta pobreza quanto nos Estados Unidos.
  Não é surpresa para ninguém que os Estados Unidos vivem a tal "Guerra ao terror", que tem como única finalidade controlar toda a população estadunidense através do medo.
  Agora, analise os fatos a seguir: os estadunidenses tem seus dias recheados de notícias sobre guerras, bombas, terrorismos, assassinatos, brigas, etc. Nos noticiários do Canadá os assuntos tratados são, em sua grande maioria, educação, saúde, econômia.
  Não é a toa que dizem que a  mídia tem tanto poder. Acabamos de comprovar isso à cima. A todo momento o governo dos Estados Unidos expõe caos e perigo aos moradores, deixando-os com medo e desconfiança de tudo e todos que os rodeiam. Dessa forma, fica fácil controlar toda a população de um país, e tornar as pessoas cada vez mais agressivas e vulneráveis ao porte de arma, tendo assim altos fins lucrativos na econômia do país.
  Para provar que isso é verdade, conto-lhes que, há alguns anos, uma grande loja de varejo, que vendia munição, faliu um mês após deixar de vender estes, e precisou ser fechado. Isso significa que quase todo o lucro desta loja provinha da venda de munições, e ela nem era a loja mais procurada para este tipo de compra.
  Por fim, peço que pense: no Brasil, somos atacados com notícias de mortes, tiroteios em favelas, tráfico, assassinatos, e, já pensou que essa semelhança tem algo a ver com as semelhanças de governo?

 

7 comentários:

  1. Giovanna Donofre20/10/2010, 21:25

    A partir dessa reflexão, cheguei a conclusão de que o mundo todo foi marcado por histórias que envolvem todo e qualquer tipo de violência, o que se mostra evidente desde a independência de diversos e importantes paises, como o nosso Brasil. Devido à isso, os "estilos" de gorvernos são tão "paranóicos" e transpassam pela mídia uma imagem que muitas vezes é manipulada para espalhar o terror e deixá-lo pior do que já é. Mudar os gorvernos seria fácil.. difícil é mudar uma mentalidade de séculos e que vem sendo apssada de gerações para gerações..


    (Pretinha, você é muito fera!)

    ResponderExcluir
  2. Gi, obrigada pela complementação. Que bom que vc entendeu onde eu queria chegar. Se não posso mudar o governo, tentarei pelo menos mudar as pessoas. ;)

    ResponderExcluir
  3. O ploblema do país não seria o governo, muito menos a educação , infelizmente aqui , como em qualquer pais o que domina a mente das pessoas é a midia , como em nosso país so se passa as piores coisas que aqui acontece, as pessoas com ctz tem uma mentalidade com medo da violencia,e com isso se tornam mais violentos, pq se a midia passase as coisas boa que ainda se tem aqui , a mentalidade seria outra e nao se teria tanto tiroteio como se tem agora
    ps: meus parabens pelo blog ta muito bom viu

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cá, mas entenda que, o governo, assim como a mídia tem uma grande parcela de culpa. Se não fosse pelo controle governamental, a mídia não exibiria as coisas ruins. A educação realmente não tem culpa, mas nela também tem a ação do governo. Por isso, hoje as escolas te preparam para crescer, trabalhar e morrer. E não para exigir seus direitos de cidadão.

    ResponderExcluir
  5. interesante continue assim que voce chega lá. Pai.

    ResponderExcluir
  6. Ah meu , anliso muito bem o documentário e tiro conclusões incríveis e todas muito coerentes ! Parabéns Letícia e continua assim :)

    ResponderExcluir
  7. ISSO É IDIOTA CADE O CONTRASTE??

    ResponderExcluir