20 abril 2011

Sensacionalistas de plantão

 A TV brasileira aprendeu, com a norte americana, à manipular totalmente qualquer informação que deve ser dada ao público, de forma que, se for interessante que você saiba, você saberá, caso contrário, não saberá.
 O sensacionalismo faz parte hoje de praticamente 99% da programação das grandes redes televisivas do Brasil. Claro que ainda não vivemos na chamada "guerra ao terror", até porque atentados terroristas não são muito comuns em nosso país. No entanto, asseguro-lhes que de todas as notícias que você ouviu, boas e ruins (se é hoje você ouviu alguma boa notícia na televisão), você não se recordará das boas, pois elas foram minoria, e, como se isso não fosse o suficiente, a abordagem às notícias catastroficas sempre são mais emotivas.
 Não precisamos ir muito longe: há alguns dias um desastre natural abalou o Japão, os comentários e notícias eram longos, sofridos e duraram muito tempo; hoje, passado o pior, quando os japoneses tentam reerguer o seu país de forma muito bem organizada, quase nem ouvimos mais falar deles.
 Mais recentemente, um crime parou o país: um ex-aluno adentrou uma escola e, bem armado, matou e feriu diversos alunos. Na mesma semana, em qualquer canal que você colocasse, principalmente nos horários de maior audiência, não ouviá-se outro assunto senão o "massacre no Realengo".
 Fatos como esses merecem sim atenção, porém a televisão é a maior influenciadora do homem, e ao repercutir desesperadamente e demasiadamente certos assuntos, acaba por contribuir para que mais tragédias venham a acontecer.
 A tv é o que constroi a sociedade e o que faz o ser humano ser como é. Enquanto ela te distrai com tragédias, massacres e mortes, eles (do governo), anulam a Lei da Ficha Limpa para 2011 sem ser retratado em momento algum.
 E então? Concorda que você só sabe daquilo que interessa à eles dizer?

http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038#docid=-8672811592530800105

Nenhum comentário:

Postar um comentário