11 outubro 2010

Precoces ou atrasados ?

  Andava pelo shopping num sábado a tarde e parei para olhar as pessoas a minha volta. Por incrível que pareça (e talvez hoje nem pareça tão incrível), crianças de 8 ou 9 anos (eu acho), ''dominavam'' o espaço.
   O que me chamou atenção, não foi exatamente as crianças estarem em maioria lá, mas o fato de estarem sozinhas. Me lembro que, com essa idade, ia no shopping apenas acompanhada de meus pais.
   Já ouvi muitas pessoas dizerem ''como essa juventude está adianta'', e em alguns pontos, eu concordo que as crianças de hoje, já tem liberdade de fazer coisas que a minha geração só pode fazer aos 14, 15, e, outras geração mais passadas, nem podiam fazer antes de se tornarem independetes. Mas, até onde os jovens são precoces?
   Não é preciso ir muito longe: se resgatarmos uns 20 anos no passado, poderemos ver que as crianças daquela época, apesar de não ter tamanha liberdade de fazer o que queriam, elas se preocupavam mais com o futuro, começavam a trabalhar muito cedo, e, talvez por isso, não tivessem tempo de querer tudo.
   Além disso, o jovem, quando chegava nos seus 15, 16 anos, já tinha quase certeza do que seria de seu futuro. Se fosse de uma família mais pobre e sem condições de estudo, o jovem teria de se fixar num emprego que lhe proporcionasse uma vida melhor. Já aqueles que viviam em condições melhores, se preocupavam em decidir logo a universidade que cursariam.
   Naquela época também, existia uma maior preocupação com política e com a ética. É claro que toda a repressão que o jovem sofria era um fator agravante para as situações de greves e revoltas, mas estamos tão ''livres'' hoje, que nada nos preocupa mais.
   É como se estivessemos vivendo na antiga Roma, e o ''rei'' nos desse o ''pão e circo''. Acabaram com a repressão. Nos deram liberdade. Mas, acabaram também, com a educação dos jovens. Cada dia que passa, percebo mais o desinteresse do jovem em relação ao mundo que o cerca. E assim como em Roma, logo, poucos dominaram o país, e nós viveremos em guerras.

Um comentário:

  1. São poucos os blogueiros que encontramos qe podemos afirmar que possuem qualidade quanto ao que escrevem. Gostei muito dos seus posts e da forma "gostosa e irreverente" de escrever. voltarei mais vezes para visitá-la :)

    ResponderExcluir